CITAÇÕES

As citações podem aparecer tanto no texto quanto em notas de rodapé e serem diretas (trecho copiado de outro autor) ou indiretas (baseado em uma ideia ou conteúdo de outro autor, mas transcrito com as palavras do autor da monografia).


Citação Direta

Exemplos:
  • Citação direta referenciada no texto:
              Conforme Sommerville (2003, p.84), os requisitos não funcionais, “são aqueles que não dizem respeito diretamente às funções específicas fornecidas pelo sistema”. 

    Obs: se a citação estiver iniciando com letra minúscula, a pontuação virá depois das aspas, pois ela estará finalizando a frase. Se a citação vier após dois pontos e começar com maiúscula, o ponto fica antes das aspas finais.

    • Citação direta referenciada na nota de rodapé:
             Conforme Sommerville1, os requisitos não funcionais, “são aqueles que não dizem respeito diretamente ás funções específicas fornecidas pelo sistema”. 





    Obs: Formatação vide Notas de Rodapé

    • Citação direta com até 3 linhas: a parte copiada fica entre aspas.
    Há duas maneiras de referenciar a obra no texto: 

    No final do parágrafo coloca-se: o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em letras maiúsculas, o ano da obra e a página de onde foi retirado o trecho entre parênteses.
    Exemplo:

              Requisitos não funcionais, “são aqueles que não dizem respeito diretamente ás funções específicas fornecidas pelo sistema”. (SOMMERVILLE, 2003, p. 84)

    A outra maneira que também pode ser utilizada é antes do trecho copiado citar o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e entre parenteses o ano e a página de onde foi retirado.
    Exemplo:

    Barbour (1971, p. 35) descreve “o estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]"

    Obs: se o trecho não foi copiado na íntegra as partes suprimidas devem ser indicadas com reticências dentro de colchetes: [...].

    • Citação direta com mais de 3 linhas:
    O trecho copiado deve ter fonte tamanho 10, entrelinhas simples, recuo de 4cm da margem esquerda e sem aspas, separado do texto que o antecede e o sucede por um espaço de 1,5.
    Exemplo:
    A engenharia de requisitos fornece um mecanismo adequado para entender o que o cliente deseja, analisar as necessidades, avaliar a exeqüibilidade,negociar uma solução razoável, especificar a solução de maneira não ambígua, validar a especificação e administrar os requisitos à medida que eles são transformados num sistema em operação. (PRESSMAN, 2002, p. 250)






    Citação Indireta

    Não há obrigatoriedade de colocar o número da página consultada, apenas indica-se o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da obra. Se o o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) for indicado fora do parenteses é em letra minúsculas, caso contrário em letras maiúsculas.
    Exemplos:

        Pressman (2002), define a análise como aquela que organiza os requisitos conforme as prioridades do cliente, percebe as relações entre eles e verifica-os enquanto a sua consistência, omissão e ambiguidade.

          A análise organiza os requisitos conforme as prioridades do cliente, percebe as relações entre eles e verifica-os enquanto a sua consistência, omissão e ambiguidade. (PRESSMAN, 2002)


    Indicação da autoria no texto:

    • Um autor: 

    Sobrenome do autor (ano) ou (SOBRENOME do autor, ano)
    Ex: Pressman (2002) ou (PRESSMAN, 2002)

    • Dois autores: 

    Sobrenome do 1° autor e Sobrenome do 2° autor (ano) ou (SOBRENOME 1° autor; SOBRENOME 2° autor, ano)
    Ex:  Carvalhaes e Benicio (2002) ou (CARVALHAES; BENICIO, 2002)

    • Três autores:

    Sobrenome do 1° autor, Sobrenome do 2° autor (ano) e Sobrenome do 3° autor (ano) ou (SOBRENOME 1° autor; SOBRENOME 2° autor; SOBRENOME 3° autor, ano)
    Ex: Philippi, Cruzi e Colucci (2003) ou (PHILIPPI; CRUZI; COLUCCI, 2003)

    • Mais de três autores:

    Sobrenome 1° autor et al. (ano) ou (SOBRENOME 1° autor et al., ano)
    Ex: Devincenzi et al. (2004) ou (DEVINCENZI et al., 2004)

    • Várias obras do mesmo autor e ano:

    Colocar após o ano letras minusculas sem espaço. Ex: Carraro (1967a), Carraro (1967b) ou (CARRARO, 1976a) , (CARRARO, 1976b)

    • Várias obras do mesmo autor em diferentes anos:

    Colocar os anos em ordem cronológica. Ex: Helene (1985, 1987, 1990) ou (HELENE, 1985, 1987, 1990)


    Citação de Citação

    Deve ser indicado o sobrenome do autor do trabalho original, seguido da expressão apud e do nome do autor da obra consultada seguido do ano.
    Exemplo: 
    Carraro apud Salgado (1967) ou (CARRARO apud SALGADO, 1967)

    71 comentários:

    1. Pode fazer isso: Fazer citação, colocar entre parenteses dados, e "linkar" o rodapé? ou tá errado, e tenho que fazer a citação só com os dados entre (....), ou só citação (com número), e abaixo nota do numero?

      Impõe ao trabalhador a necessidade de adquirir novo perfil de operario padrão, status recebido por aquele que melhor consegue se adequar às mutantes formas de produção com vistas à maximização do lucro. É preciso ter um baixo grau na escala RM (resistência à mudança) sob pena de exclusão do mercado (DALLEGRAVE NETO, 2001, p.391-397) 1

      _____________________________
      1 DALEGRAVE NETO, José Afonso. Título. Editora, Cidade, paginas, ano

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Erica!
        Você tem que escolher uma das 2 opções para indicar a obra consultada. Ficando assim:
        Impõe ao trabalhador a necessidade de adquirir novo perfil de operario padrão, status recebido por aquele que melhor consegue se adequar às mutantes formas de produção com vistas à maximização do lucro. É preciso ter um baixo grau na escala RM (resistência à mudança) sob pena de exclusão do mercado (DALLEGRAVE NETO, 2001, p.391-397)

        ou

        Impõe ao trabalhador a necessidade de adquirir novo perfil de operario padrão, status recebido por aquele que melhor consegue se adequar às mutantes formas de produção com vistas à maximização do lucro. É preciso ter um baixo grau na escala RM (resistência à mudança) sob pena de exclusão do mercado. 1 (Obs:o numeral deve estar sobrescrito)

        Na nota de rodapé:

        1 DALEGRAVE NETO, José Afonso. Título. Editora, Cidade, paginas, ano















        Excluir
    2. Olá,

      Quanto a pontuação dentro/fora das aspas, em que norma da ABNT encontro isso? Procuro, procuro e procuro, mas não acho... :/

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Hiei!

        Eu coloquei na citação direta acima, uma observação como deve ser a pontuação. A Norma da ABNT que regula as citações é a NBR 10520, tem o link para download no inicio deste post.

        Excluir
      2. Sim, eu vi que colocou como deve ser. Eu também baixei a norma. Mas sério, eu não achei em lugar algum falando algo sobre como deve ser as pontuações.

        Outra coisa, alguns dos links na página inicial estão quebrados.

        Excluir
      3. Agora entendi a sua dúvida Hiei, no arquivo oficial da ABNT realmente não consta sobre como a pontuação deve ser, mas como sempre ficava na dúvida de como colocar a pontuação nas citações diretas e vi isso em um Manual de uma faculdade, resolvi adotar, porque acredito que muitos também fiquem confusos, mas não há uma Norma oficial para isso.
        Obrigada por sinalizar os links quebrados já troquei-os.

        Excluir
    3. Olá!

      Como faço para citar trecho de entrevista que eu realizei, tanto citação direta curta quanto longa? (a transcrição dela está nos anexos).

      Obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ricardo,

        A formatação do texto dentro do trabalho continua a mesma, só precisa constar os dados da entrevista na nota de rodapé.

        Excluir
    4. (Aviso: Este comentário tem a notificação automática ativada. Prefiro que esse seja aprovado).

      Olá !
      Quero fazer citação direta em nota de rodapé. Logo, o texto ficaria assim:
      O foco está na licenciatura devido à ênfase dada pelo art. 62 da LDB¹
      ¹ O texto do artigo em questão é: “Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal” (BRASIL, 1996).
      A minha pergunta é: devo deixar a citação em itálico, com recuo ou alguma formatação em especial? Por enquanto, deixei a nota em Times New Roman, tamanho 10. Se possível, responda indicando com referência em um manual de sua confiança para que eu aprenda melhor.
      Parabéns pelo trabalho no blog e obrigado!

      PS: Este comentário tem a notificação automática ativada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rodrigo,
        A ABNT não especifica nenhuma formatação para as citações dentro das notas de rodapé, só deve ser respeitada a formatação própria das notas de rodapé mesmo, que constam aqui: http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/search/label/Notas%20de%20Rodap%C3%A9

        Infelizmente não podemos mais disponibilizar as NBR's para downloads, devido notificação da ABNT, mas se tiver interesse é a NBR 10520 (citações) que aborda um pouco deste assunto, mas ela não traz muitos detalhes.
        Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco: monografias.formatacao@gmail.com

        Excluir
      2. Muito Obrigado ! Novamente, parabéns pelo ótimo trabalho !

        Excluir
    5. Gente ! Me tirem essa duvida, gostaria de saber se nome de autores e citações entram na introdução ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Itala!
        Normalmente não se faz citações na Introdução.
        Na Introdução você deve dizer com suas palavras o que pretende ou oferece o trabalho, é uma forma de apresentar ao leitor o que será abordado. Nela pode justificar a escolha do tema, fazer uma breve exposição do conteúdo dos capítulos(apresentação do problema).
        Te recomendo se for fazer alguma citação na Introdução, que a faça de forma indireta.

        Excluir
    6. E se for uma citaçao de uma pagina de internet, como faz ??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Letícia!
        Recomendo que coloque os dados de Referência do site em Nota de Rodapé. Veja no link abaixo, no tópico "Online", quais dados devem constar para páginas da Web: http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/search/label/Refer%C3%AAncias

        Excluir
    7. Uma dúvida se eu faço uma citação indireta com mais de 3 linhas ele segue a regra de ter a fonte menor e recuo maior tambem.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá José Wilson!

        Na citação indireta você só indica o(s) Sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da obra dentro do parágrafo que traz a ideia dele (s). Não muda nada se a citação indireta tiver 2 ou 4 linhas por exemplo.
        Só na citação direta que o trecho "copiado" deverá estar entre aspas se tiver até 3 linhas ou com fonte menor e deslocado do restante do texto, se tiver acima de 3 linhas.

        Excluir
    8. olá em citação indireta coloco a referencia entre parenteses e ainda é necessário colocar a nota de rodapé?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Israel!

        Na citação indireta no texto basta indicar o sobrenome do autor ou autores e o ano da obra, a referência completa da mesma deverá constar apenas na Lista de Referências no final do trabalho.

        Excluir
    9. Bom dia

      Estou formatando um trabalho e ele possui várias citações seguidas, gostaria de saber se devo adotar apenas um tipo de formatação, por exemplo: citação referenciada no rodapé para todas as citações ou é melhor variar as formatações?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Willian!

        É recomendado que você siga um estilo principal na hora de referenciar as citações no seu trabalho (fazer a indicação do autor dentro do texto, como na maioria dos exemplos acima, ou colocar os dados completos da Referência em nota de Rodapé.). Independente de qual você for seguir pode intercalar o tipo de formatação, eu recomendo que utilize a nota de rodapé só quando muito necessário, por exemplo quando precisar completar mais alguma informação, 'fazer um parenteses' no texto.

        Se por acaso você for da área de Direito a nota de rodapé é muito utilizada por causa das leis que são citadas.

        Essas citações seguidas que você se refere no seu trabalho se forem todas da mesma obra ao invés de ficar repetindo o autor em todo parágrafo é mais indicado que faça a referência utilizando expressões como "Ibid." na nota de rodapé.
        A lista dessas expressões latinas utilizadas para evitar a repetição completa de uma mesma referência já citada, você pode conferir aqui: http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/search/label/Notas%20de%20Rodap%C3%A9

        Obs: no caso de fazer a indicação do autor dentro do texto, a referência completa da obra deverá constar na lista de Referências no final do trabalho.

        Excluir
    10. Como proceder quando faz-se citação indireta de dois autores e anos diferentes na mesma citação?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gildete!

        Você pode colocar no parágrafo de 2 maneiras. Exemplo:

        Conforme AutorA (1999) e AutorB (2005).................

        ou

        no final do parágrafo colocar dentro do parênteses:
        ..........(AutorA, 2001; AutorB, 2005)

        Obs: o sobrenome dos autores devem estar em ordem alfabética.

        Excluir
    11. Olá Ana!
      o ano que vai na citação de citação, após o autor é do autor hospedeiro ou original?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá!

        Deve constar o ano das duas obras na frente do nome de seus respectivos autores.

        Excluir
      2. Olá!

        Deve constar o ano das duas obras na frente do nome de seus respectivos autores.

        Excluir
    12. Ola por favor me ajude
      nao entendei como faz citacao da citação !
      no caso preciso fazer um resumo de 1 capítulo de um livro sobre cadeia de suprimentos
      durante todo o capítulo o autor brasileiro nao da sua opiniao sobre o assunto ele fala o que os outros autores escreveram sobre. Por ex:
      Para Quinn (1997) uma Sc deve ser definida como todas as atividades associadas ao movimento de bens desde o estagio de materia prima ate o usuário final. PAra Lee e Billington (1993) , uma Sc representa uma rede de trabalho (network).

      Entende? Como faco para colocar no meus resumo as citações que o autor brasileiro Pires fez?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Pri!

        No caso ficaria assim:
        Para Quinn (1997 apud PIRES, ano*) uma Sc deve ser definida como todas as atividades associadas ao movimento de bens desde o estágio de matéria prima até o usuário final. Para Lee e Billington (1993 apud PIRES, ano*) , uma Sc representa uma rede de trabalho (network).

        Obs*: colocar o ano da obra consultada do autor Pires.

        Excluir
    13. Gostaria de saber se no caso de uma citação direta eu por exemplo, pegar uma pagina para citar e citar mais de 3 linhas dela, porém não diretas por exemplo:

      Linha 1 (citei)
      linha2(não)
      linha3(não)
      linha4(citei)
      linha5(citei)

      neses caso posso colocar as linha entre as citações dessa forma? (...) ex:
      Linha1(...)
      Linha4
      Linha5

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá!

        Esses "intervalos" que você fez do parágrafo original do autor pode ser feito como no exemplo que colocou, só altere o uso das reticências dentro do parenteses para colchetes. Ex: [...]
        A ABNT permite sim esse tipo de supressão na citação direta desde que indicado no texto.

        Excluir
    14. ola boa noite, estou fazendo meu tcc e o referencial teorico é praticamente de um mesmo livro, como faço para citar o autor no fim das citações indiretas?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boa noite Bárbara!

        Não sei se você e seu orientador já conversaram sobre isso, mas o recomendado é que o referencial teórico seja feito em cima de mais de uma obra, normalmente é indicado pelo menos 3.
        No seu caso, terá que sempre no parágrafo indicar o mesmo autor, você pode alternar a forma de indicar por exemplo:
        Conforme Sobrenome (ano) aponta.........
        ou
        texto texto texto (SOBRENOME, ano).

        Mas lembre-se de só colocar essa indicação quando realmente estiver transmitindo a ideia do autor no parágrafo.

        Excluir
    15. Oi Ana!

      Fiz uma citação de citação e não sei se está correta. Poderia me ajudar?

      O livro pertence ao autor VIEIRA e o ano de publicação é 2003. Porém ele extraiu uma citação de outra referência que não possui ano e origem. Então deixei assim:

      Segundo VIEIRA apud (2003) International Standards Organization (ISO), p.63): “[...] Contêiner é um cofre de carga móvel, ou seja, provido de dispositivos que permitem a sua manipulação; desenhado para o transporte multimodal; apto para o uso reiterado; dotado de marcas e sinais de identificação; com volume interno de, no mínimo, 1m3. O material de construção mais utilizado na fabricação de contêineres é o aço, que tem como vantagens seu custo relativamente baixo e sua alta resistência. Entretanto, existem também contêineres de alumínio e de madeira com fibra de vidro, que tem como principal vantagem seu peso reduzido e como desvantagem sua maior fragilidade”.

      ResponderExcluir
    16. Olá!

      Na verdade é o contrário, você coloca o autor citado antes do qual citou, no seu caso ficaria assim:
      Segundo International Standards Organization apud Vieira (2003).

      Obs: quando o nome do autor estiver fora do parenteses não utiliza todas as letras maiuscúlas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado pela ajuda Ana!

        Apenas para confirmar, pode ser escrito desta forma:

        Segundo International Standards Organization (ISO) apud (VIEIRA, 2003) p.63): “[...]

        Obs.: O texto International Standards Organization (ISO) está em itálico, pois trata-se de palavras de origem de outro idioma. Se deixar o sobrenome do autor do livro que fez a citação dentro de parenteses e o ano de publicação pode ficar em maiúsculas? O número da página deve ficar dentro ou fora do parenteses.

        P.S.: Seu blog é muito bom me ajudou muito em corrigir pequenos detalhes, tanto que o TCC já foi aprovado, mas a banca pediu estas correções.

        Obrigado mais um vez!
        Rafael

        Excluir
      2. Olá Rafael,

        Fico feliz em saber que o blog te ajudou na sua formatação, obrigada pelo retorno!

        Os Sobrenomes dos autores podem ficar dentro do parênteses em maiúscula, mas daí todos devem estar assim, no seu exemplo ficaria assim:

        (INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION apud VIEIRA, 2003, p.63).

        Como pelo que entendi você cita os autores no início do parágrafo e usa a palavra ' segundo' para 'chamá-los' o mais indicado é o modelo sem parênteses mesmo, como coloquei na 1ª reposta para você, daí no caso é só incluir o nº de página junto com o ano no parênteses, o nome dos autores ficam fora.

        Excluir
    17. Bom dia Ana, no caso de citação da citação, no sistema de nota de rodapé, eu posso utilizar no corpo do texto palavras como " mencionado", exemplo: Fernando Capez mencionado por Damasio de Jesus, "(...).
      Como ficaria a referencia na nota de rodapé?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rúbia!

        Ao invés de usar a palavra 'mencionado' a ABNT pede que utilize 'apud' e no caso a chamada no texto deve ser sempre pelo sobrenome dos autores e deve ser indicado o ano da obra. Na nota de rodapé deve ser colocada a referência completa da obra a qual você teve acesso, mas isso só se você julgar necessário, o importante é constar na lista de referências no final do trabalho.

        Excluir
    18. oi boa noite, como faço uma citação da internet? Achei o autor. mas não encontrei o ano e a pagina; Como fazer??

      ResponderExcluir
    19. Olá...tenho uma dúvida simples.
      No formato autor e data posso usar o nome e o sobrenome dos autores (pois vejo em mtos livros que revezam ora citam pelo nome completo ora só pelo sobrenome) ou devo obrigatoriamente usar só o sobrenome?
      Desde já agradeço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fábio!

        A ABNT pede que tanto para citação direta como indireta seja utilizado apenas o sobrenome dos autores mesmo.

        Excluir
      2. Poxa vida...usei por vezes o sobrenome e por vezes o nome todo como vi nos livros...rs
        Mas vou mudar que há tempo.
        Muito agradecido.
        Salva vidas hein...rs

        Excluir
      3. Fico feliz por ter ajudado Fabio!

        Excluir
    20. Boa noite!

      Você pode colocar apenas o nome dele na citação e incluir uma nota de rodapé com a referência completa do site, igual na lista de referências que vai no final do trabalho.

      ResponderExcluir
    21. Não encontrei o link para download das nomas...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Luana!

        As Normas da ABNT são protegidas por direitos autorais, há alguns meses atrás retirei os links para downloads das NBR's devido uma notificação que recebi da ABNT.

        Excluir
    22. Oi, Ana! Boa tarde!

      Como faço pra citar um autor que não é o autor do livro, mas de apenas um capítulo da obra? Em citação direta/indireta e na bibliografia.
      O autor do livro é Martelotta, mas o capítulo é de Belini.

      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Juliana!

        Tanto na citação direta e indireta você pode colocar: Belini, ano da obra. Só vai mudar nas Referências no final do trabalho que ficaria assim:

        BELINI, Nome. Nome do capítulo. In: MARTELOTTA, Nome. Titulo do Livro. Cidade: Editora, ano. p. 1-5.

        Obs: Somente colocar o título do livro em negrito, o do capítulo não.
        A ABNT indica que neste caso coloque o intervalo de páginas do capítulo que esse autor escreveu, coloquei no exemplo acima um número aleatório apenas para elucidar.

        Excluir
    23. Olá Ana, boa noite. Olha só so acadêmica de Biologia, meu orientador falou que a questão de colocar a pagina na citação não precisa, pois nosso curso não utiliza isso. Posso realmente não colocar, ou devo ja que estou seguindo essa norma? Obrigado e seu trabalho é ótimo, me tirou muita dúvida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Josiene!

        Obrigada pelo comentário. Vamos a sua dúvida:
        Se a citação for direta (um trecho COPIADO de uma obra) pela ABNT é obrigatório indicar a página, se for citação indireta (um trecho que você escreveu com a ideia do autor mas com as SUAS PALAVRAS) aí a indicação da página é facultativa. Lembrando que em ambos os casos é obrigatório indicar o autor e o ano da obra.

        Excluir
      2. ok Ana. Muito obrigada! Adorei conhecer todo o seu trabalho, já o repassei para outros colegas. Realmente o material está muito fácil de ser seguido. Obg por responder o e-mail tbm. Trabalho realizado com uma competência excelente.

        Excluir
      3. Muito obrigada Josiene!!!
        Fico grata por compartilhar a página com seus colegas.

        Excluir
    24. Ola, tenho uma duvida bem simples. Como devo colocar o nome do autor quando ele possui mais de um sobrenome?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marianna!

        Na citação você vai fazer a chamada apenas pelo último sobrenome do autor, na lista de referências no final do trabalho a entrada é feita por esse mesmo sobrenome e na frente vai o restante por extenso a partir do nome. Ex: SOBRENOME2, Nome Sobrenome1.

        Excluir
    25. Ana, no caso é o seguinte... Eu vou fazer citação direta, então eu antes de citar eu preciso colocar o nome do autor, ano e página tbm?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Para citação direta é obrigatório indicar a página. Esses dados podem vir antes da citação ou no final dela.

        Excluir
    26. Existe alguma regra qto ao ano da citação? Podemos escolher qualquer livro de qualquer data para fz a citação?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Dany!

        Não há nenhuma restrição para a ABNT enquanto ao ano de uma obra, pode-se utilizar publicações antigas.

        Excluir
    27. Olá Ana,

      Eu tenho uma citação direta longa meu relatório de estágio que peguei de uma cartilha criada em 2010 pelo Conselho Federal e Regional de Psicologia juntamente com o Centro de Referência Técnica em Políticas Públicas (CFP, CRP E CREPOP respectivamente) mas estou na duvida de como colocar a referencia no texto (que vai ser após a citação) e como ficaria a referencia completa neste caso.
      Minha orientadora de estágio me deu um perdido e eu tenho que entregar isso até sábado :/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Micarla!

        Tomara que esteja te respondendo em tempo ainda...
        Na NBR 6023 não tem nenhum exemplo de como referenciar Cartilha exatamente mas se encaixa no exemplo abaixo:

        "7.1 Monografia no todo
        Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações,
        entre outros).
        7.1.1 Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
        Exemplo: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF,
        1998."

        Na citação faça a chamada pelo Conselho e o Centro de Referência (que são considerados os autores neste caso). Na referência completa só colocar os dados indicados em 7.1.1.

        Excluir
    28. Como referenciar algo no corpo do texto que não possui página?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A indicação da página seria apenas para citação direta, se por acaso for um site por exemplo você indica o autor (se tiver) ou senão o nome do site e pode complementar os dados da referência completa em nota de rodapé. Se for citação indireta pode deixar a referência completa apenas na lista de Referências no final do trabalho.

        Excluir
    29. Ola!
      Quando uso a citação de um autor (citação de citação) devo referenciar ambos os autores nas referencias bibliográficas, ou somente daquele que extrair o conteúdo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bruna!

        No texto você indica a citação da citação com o "Apud" mas na lista de Referências vai apenas os dados da obra que você consultou.
        A ABNT pede que a expressão "apud" seja evitada ao máximo e só faça uso dela quando realmente não conseguir ter acesso ao autor original da citação. Se por acaso você tiver acesso a obra do autor citado aí você indica a obra dele na citação e na lista de Referências.

        Excluir
      2. Obrigada pelo esclarecimento!

        Abçs.

        Excluir
    30. como faço isso alguém sabe? Nas citações do autores colocar nota no rodapé, constando a instituição , endereço postal e eletrônico dos autores

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu pessoalmente nunca vi constar esse tipo de informação nas notas de rodapé mas se seu orientador fez essa exigência para os autores das citações, basta no final da citação clicar em "Inserir nota de rodapé" o próprio Word vai numerando as notas e já cria o espaço no rodapé para você digitar essas informações.

        Excluir
    31. Quando eu fizer citação indireta com mais de três autores por exemplo Vieira et al. (2010) a parte do et al. será em italico ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Apesar de vir do latim essas expressões que a própria ABNT indica não são colocadas no texto em itálico.

        Excluir

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.