TABELAS

Trazem dados estatísticos numéricos: os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números. Diferente dos quadros que possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações (99% das Universidades consideram os quadros como tabelas).
A tabela deve aparecer próxima ao texto em que é mencionada, o título deve vir acima da tabela e numerado consecutivamente, usar fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. Indicar a Fonte abaixo da tabela usando fonte tamanho 10, se houver legenda segue esta mesma formatação.
·         Utilizar as normas tabular do IBGE: http://biblioteca.ibge.gov.br

Exemplo de tabela:

79 comentários:

  1. Fiquei em dúvida quanto ao tamanho da fonte. Seria 10 apenas no título ou em todo o conteúdo da tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte tamanho 10 é para a legenda especificamente, a ABNT não indica a formatação do texto dentro da tabela mas costuma-se usar a fonte tamanho 12.

      Excluir
    2. pelo texto fonte 12 para conteúdo e título. fonte 10 para indicar a fonte da tabela

      Excluir
  2. Olá

    Já presenciei, em alguns trabalho e artigos, o título e fonte abaixo da figura/quadro.

    Exemplo:

    Imagem qualquer
    Figura 1 - Título
    Fonte: FIGUEIRA (2008)

    Isso é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Ricardo!
      Na última atualização da NBR 14724 pela ABNT em 2011, foi indicado que a legenda deve ser na parte superior e a fonte na inferior, isso vale para as figuras, quadros, gráficos e tabelas. Portanto, na Norma atual esse exemplo que você citou está incorreto.

      Excluir
  3. E quando a tabela/quadro exceder uma página?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayane!
      No caso de ocupar mais de uma folha, na legenda deverá constar os termos:
      Continua (para a primeira folha que a tabela/quadro se apresenta
      Conclusão (para a última folha que a tabela/quadro se apresenta
      Continuação (para a(s) folha(s) que estiverem entre estas.

      Ex: Figura 1 - Normas da ABNT (continua)
      Figura 1 - Normas da ABNT (conclusão)

      Excluir
  4. Olá,

    Quando a tabela exceder uma pagina, o cabeçalho deve aparecer somente na primeira pagina ou também nas subsequentes ?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora!
      Conforme respondido no comentário acima para a Mayane, a legenda aparece em todas as folhas seguidas dos termos: continua, continuação e/ou conclusão, conforme a página que a tabela ocupa.

      Excluir
    2. A legenda aparece em todas as folhas, mas o cabeçalho, vai em todas também?

      Excluir
    3. Sim, na verdade me referia ao titulo da tabela e acabei digitando legenda. Corrigindo: é no final do título da tabela que deve ser indicado (Continua), (Continuação) e (Conclusão) para as tabelas que excedem uma página.

      Excluir
    4. Esse caso é somente para tabelas maiores que uma pagina ou para tabelas que começam numa página e terminam e outra? e sobre o titulo e cabeçalho da tabela, ele deve ser repetido na próxima página?

      Excluir
    5. Isso sempre deve ser indicado quando a tabela não termina na mesma página que iniciou. Apenas o título da tabela é repetido na(s) seguinte(s).

      Excluir
  5. Olá,

    Gostaria de saber como ficaria a fonte de uma tabela construída a partir de dados de um texto de uma monografia.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que indique abaixo da tabela a Fonte onde você retirou esses dados e na frente escreva: (adaptado pelo autor). Isso diz que os dados são da fonte citada, porém a forma de apresentação foi você quem adaptou.

      Excluir
  6. Olá, como faço para pegar um tabela de um artigo e colocar no meu TCC da mesma maneira. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Felipe!
      Você pode copiar a tabela do artigo ou fazer uma igual no seu trabalho só não pode esquecer de colocar a fonte embaixo.

      Excluir
    2. Olá Luiz Felipe!
      Você pode copiar a tabela do artigo ou fazer uma igual no seu trabalho só não pode esquecer de colocar a fonte embaixo.

      Excluir
  7. Oi! estou procurando por uma informação e não acho... No caso de os quadros conterem a mesma legenda como fazer? Eu estou produzindo um texto com informações parecidas extraídas de lugares diferentes (ex. organizando quadros de teses e dissertações e categorizando e assim elas são a mesma coisa muda apenas minha categorização). Preciso inventar um nome diferente para cada quadro? :-P Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá Migh!
    Não é recomendado que tenham o mesmo título (legenda) nos quadros, tente deixar claro qual a diferença entre um e outro. Se quiser, pode me enviar esses quadros e a legenda que você colocou, aí consigo te orientar melhor. Contato: monografias.formatacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Ana.
    Criei um quadro com informações extraídas de uma página do site da CBV, (http://2015.cbv.com.br/)
    Poderia me dizer como ficaria minha fonte abaixo da tabela? Eu preciso colocar o link? Coloco só Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,
      Como foi você quem "criou" o quadro ficaria assim:
      Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (adaptado).
      Recomendo que coloque em nota de rodapé a referência completa do site.

      Excluir
  10. Eu tenho visto monografias que trazem tabelas com indicação da fonte, mesmo quando os dados são da própria pesquisa! Ou seja, o indivíduo está apresentando tabelas com dados coletados por ele mesmo para aquele monografia e coloca na fonte a própria monografia. E isto é tratado como obrigatório. Olhando a documentação da ABNT (2011), eles se referem à seguinte referência para fazer tabelas: IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. Nesta referência do IBGE, diz-se em nota (página 20) que "No caso de publicação que contenha tabelas com dados numéricos resultantes de uma única fonte, já identificada na própria publicação, é dispensável a apresentação da fonte em cada uma das tabelas." Na minha interpretação, isso torna a exigência de fonte em tabelas como não obrigatória no exemplo citado inicialmente. Gostaria de ouvir sua opinião. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim no meu entendimento também, só lembrando que no trabalho deve estar claro que o autor é responsável por esses dados e também não pode ter tabela com fonte diferente, senão estas tem que estar indicadas em cada uma das tabelas.

      Excluir
  11. Bom dia. Preciso inserir uma tabela em meu trabalho, que consultei em um livro. Mas o autor desse livro retirou a mesma tabela [e adaptou] de outra obra, a qual eu não posso consultar. Como fica a fonte na tabela em meu trabalho?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís Fellipe!
      Você pode colocar assim a fonte embaixo da tabela: Fonte: Autor1 apud Autor2, ano (adaptado).
      A expressão em latim apud é utilizada para fazer citação de citação, significa "citado por". No caso o Autor1, é o autor original e o Autor2 é o que citou.

      Excluir
  12. boa noite, queria saber que fonte e número de letra utilizo tanto em tabelas quanto em figuras e se as coloca em negrito ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A fonte deve ser a mesma utilizada no texto (Arial ou Times New Roman), o tamanho é 10. E não se utiliza negrito.

      Excluir
  13. Olá Ana! Fiquei com duas dúvidas.
    1) Em caso da tabela ser muito grande, como devo proceder? Posso usar uma fonte menor para os itens de dentro da tabela (ex: arial 8)? Posso mudar sua posição para paisagem e mantê-la em continuação ao texto? E, se eu reduzir sua fonte, devo manter a mesma fonte para todas as tabelas? Ou posso ter tamanhos de fonte diferentes para diferentes tabelas?
    2) A numeração da tabela deve ser na ordem que ela própria aparece durante o texto ou na ordem que é citada no texto? Por exemplo, no caso dessa grande tabela que tive que colocar em posição de paisagem e que virá, obrigatoriamente, em uma página seguinte: se ela foi citada primeiro, mas a segunda é uma pequena tabela que caberia abaixo do parágrafo que a citou, ou seja, antes da pagina seguinte. Como deveria fazer?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1)Se não tiver como reduzir a tabela para que caiba na folha no formato retrato, pode colocá-la em paisagem, mas em ambas as orientações deverá ser respeitada as margens. Enquanto ao tamanho da fonte dentro da tabela pela ABNT não teria restrições mas é melhor confirmar com seu orientador se não haverá problemas com a banca. Se puder diminuir a fonte faça apenas nas que forem necessárias e no restante deixe no tamanho padrão.
      2) A numeração da tabela deve ser na ordem que aparece no trabalho, no texto você apenas a "chama" pela sua respectiva numeração. No exemplo que você citou, a tabela menor seria Tabela 1, e a maior que foi mencionada primeiro no texto porém será inserida depois da Tabela 1, será a Tabela 2.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta clara e objetiva. Ajudou muito!
      1) No fim, pensei em colocar essa tabela grande como um anexo. O que vc acha?
      2) Qual o tamanho padrão da fonte dentro da tabela? Igual ao da legenda (título)? Fonte 10? E o texto abaixo da tabela, que funciona como código para a mesma? Qual o tamanho sugerido ou obrigatório?

      Excluir
    3. 1) Acho que ficaria melhor mesmo colocá-la no fim do trabalho, só se atente ao seguinte: se essa tabela foi criada por você, ela tem que entrar como Apêndice, se for "copiada" de algum autor aí é Anexo. Dentro do texto que fizer referência a esta tabela você pode indicá-la, por exemplo: conforme Apêndice A ou conforme Anexo A.

      2) A fonte dentro da tabela deve ser do mesmo tipo da usada em todo o trabalho (Arial ou Times) no tamanho 12. Apenas a Legenda e indicação da Fonte são tamanho 10.
      Não entendi o que seria o texto que vai abaixo da tabela (que funciona como código). Se quiser enviar por e-mail esta tabela para eu analisar: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  14. Como faço para formatar o texto dentro da tabela: todo o texto com alinhamento centralizado ou a primeira coluna com alinhamento a esquerda e as demais centralizadas? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é indicado que o cabeçalho esteja centralizado, então o restante fica a seu critério alinhar a esquerda ou centralizado, eu pessoalmente prefiro deixar tudo centralizado. O importante é que a formatação escolhida para uma tabela seja seguida pelas outras no trabalho, precisa respeitar um padrão.

      Excluir
    2. Na década de 1970, quando eu era estagiária da EMPLASA, aprendi com os sociólogos de lá que a gente deveria alinhar os dados numéricos à direita, na tabela, porque essa posição melhora a visibilidade e facilita a análise, ao alinhar os números pelas unidades, dezenas, centenas, milhares (etc.). Assim pode-se visualizar rapidamente se a tabela apresenta quantidades em milhões e diferenciá-las de números menores ou maiores.
      Marisa

      Excluir
  15. Dúvida:

    A) As legendas de Figuras e Tabelas devem ser alinhas as margens das figuras e tabelas?

    texto

    Figura 1 - Título
    FIGURA
    Fonte:

    B) As legendas devem ser justificadas e sem recuo de 1,25 cm?

    texto

    Figura 1 - Título
    FIGURA
    Fonte:

    C) As legendas devem ser centralizadas ?

    texto

    Figura 1 - Título
    FIGURA
    Fonte:

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!

      A ABNT não especifica o alinhamento das tabelas/figuras e nem da Legenda/Fonte, eu pessoalmente indico que coloque ambas com o alinhamento centralizado pois acredito ficar esteticamente melhor. Enquanto ao recuo de 1,25cm, é somente para parágrafos, não se aplica às legendas e nem as fontes.

      Excluir
  16. OI BOA TARDE!
    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO E PRECISO DESENVOLVER UMA TABELA COM OS RESULTADOS. NELA TEM QUE CONTER OS ALIMENTOS E A FREQUÊNCIA COM QUE ELE É INGERIDO. PODE MIM DAR UMA DICA DE COMO FAZE-LA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keci!

      Se puder me envie por e-mail os dados que você tem assim vejo como seria melhor tabulá-los. E-mail: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  17. Boa tarde Ana, gostaria de saber se o título e a fonte da tabela necessitam conter o ano, por mas que sejam os mesmos. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O ano deve sempre constar na Fonte, no Título não.

      Excluir
  18. Minha dúvida é sobre a legenda. Durante todo esse blog vocês assumem que legenda = título. No caso da minha dúvida estou falando de legenda mesmo. Por exemplo, estou me formando em economia, e em minha análise econométrica quando eu coloco " * " em um número significa que ele é significante à '0%. " ** " à 5% e " ***" à 1%.


    Independente do que isso significa, eu preciso colocar uma legenda que indica isso, que seria neo seguinte formato:

    * (**) [***] indica rejeição de H0 a 10% (5%) [1%]


    Essa legenda vem antes da fonte? Qual formatação?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan!

      Essas indicações devem ser feitas abaixo da fonte, seguindo a mesma formatação.

      Ex:
      Figura 1 - Título
      Fonte:.....................................
      *..............
      **.............
      ***...............

      Excluir
    2. Desculpe no caso seria Tabela

      Excluir
  19. Olá Ana!

    Minha dúvida é sobre a fonte. Quando a tabela foi produzida a partir dos dados da minha pesquisa como devo escrever na fonte?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa noite!li os comentários,mas ainda fiquei com dúvida em relação a fonte da tabela. No meu cado fiz uma tabela com base no livro que li. na fonte coloquei assim: adaptado pelo autor com base na tipologia desenhada pelo autor 1( apud autor 2, 2008). Está correto oque fiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Te recomendo apenas uma pequena correção, ficando assim:
      Fonte: Autor 1 apud Autor 2, 2008. (Adaptado pelo autor)

      Excluir
  21. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida. A legenda deve ser centralizada, E a fonte? Tb deve ser centralizada? Essa regra serve tanto para tabela quanto para figura?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A ABNT não faz indicação do alinhamento mas eu recomendo deixar centralizado para ambas.

      Excluir
  22. Cara Ana,

    Não posso usar Fonte tamanho 11 na legenda?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anina!

      A ABNT recomenda que seja usada uma fonte menor do que a do texto, então poderia ser tamanho 11, já que a do texto é 12, mas geralmente se usa no tamanho 10 pois fica mais evidente que a fonte é menor.

      Excluir
  23. Ola.
    Em meu TCC montei uma tabela, dizendo o titulo do trabalho, ano e nº de pacientes, dando um total de 11 referencia.
    Assim como colocar a fontes nessa tabela. Todos os autores dos artigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane!

      Pelo que entendi, a tabela seria de sua autoria já que foi você quem reuniu os dados, mas se quiser pode me enviar por e-mail para eu confirmar se é como estou pensando mesmo: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  24. Olá, estou com uma dúvida.. fiz um gráfico a partir de dados que peguei já existentes na empresa que trabalho. (como coloco a fonte??)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sugiro que coloque como Fonte o nome da empresa e entre parênteses: adaptado pelo autor.

      Excluir
  25. Ana boa tarde e q eu tenho q fazer um tabela com a do seu exemplo mais não sei eu q como se faz passo a passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Encontrei para você no Youtube esse vídeo que explica bem o processo:
      https://www.youtube.com/watch?v=I9H2VIe5wJA

      OBS: no vídeo ele usou outro tipo de fonte, conforme a ABNT deve ser Arial ou Times New Roman (deve ser utilizada a mesma fonte que está no restante do trabalho).

      Excluir
  26. Oi, preciso entregar uma monografia onde as tabelas feitas por mim excedem a margem! Posso diminuir a fonte, quebrar a tabela para outra página ou inseri-la como anexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tente redimensioná-las porque é necessário que respeitem as margens. Enquanto a quebra da tabela é permitida, para isto basta após o seu respectivo título colocar (continua) e (conclusão).

      Excluir
  27. Oi, fiz uma tabela usando informações de muitos sites, mas quem criou a tabela fui eu, o que devo colocar na fonte abaixo da tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na Fonte coloque como adaptado pelo autor. Se a tabela for de dados numéricos de diferentes sites o mais indicado é que você coloque isso como legenda da tabela, assim fica bem especificado de onde cada dado foi retirado.

      Excluir
  28. Olá!!

    Dúvida:
    É necessário que os títulos da tabela/quadro/gráficos estejam em negrito?

    Obrigada. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elysangella!

      Os títulos das ilustrações não são em negrito.

      Excluir
  29. Olá, ao inserir uma tabela na minha monografia, utilizei uma tabela de um livro.
    Desculpe minha ignorância, mas ao citar uma tabela eu posso usar os mesmos números e dados ou devo adptar esses números para não ficar igual ao do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Harley!

      Você pode utilizar a mesma tabela, não tem problema desde que na fonte esteja indicado o autor e ano. Não esqueça também de colocar os dados completos da obra na lista de referências no final do trabalho.

      Excluir
  30. Olá Ana como vai? Gostaria de saber se uma tabela que já vou escrever "apud" também posso escrever "adaptada pelo autor"? Desde já obrigada e quero dizer que seu blog me ajuda muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Ruth!

      Obrigada pelo prestígio. Vamos a sua dúvida:
      Não tem problema que a tabela "seja apud" e adaptada por você, a única recomendação que a ABNT faz é que evite o máximo o uso de Apud, só utilize quando não tiver mesmo acesso a obra original, se este for o seu caso sem problemas.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana, tudo bem? Me chamo Alessandra e tenho uma dúvida.
    No caso de quadro, eles vão na mesma lista de tabelas ou figuras? Ou deverá ser criada uma lista para quadros?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!

      A ABNT pede que seja elaborada uma lista para cada tipo de ilustração (Figura, Gráfico, Tabela, Quadro, etc.). Lembrando que as Listas são opcionais, mas é muito indicado fazer quando tem muitas ilustrações no trabalho

      Excluir
  33. Olá Ana

    Uma duvida em uma tabela de criação própria com dados que eu mesmo criei, o que devo referenciar na fonte ? meu sobre nome e ano ? adaptado pelo autor ?

    desde já muito obrigado
    seu blog é otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan!

      A ABNT pede apenas que sempre seja indicado a fonte mesmo quando é do autor. Você pode colocar seu sobrenome e ano ou o autor e ano, esta última opção é a mais utilizada.

      Excluir
  34. Olá Ana! Aqui quem lhe escreve é Érico.
    Tenho uma dúvida. É possível eu utilizar tabelas para referenciar itens em forma de texto?

    Por exemplo:
    Defini-se que as características do objeto 1 são:
    - Característica 1;
    - Característica 2;
    - Característica 3;

    No caso, gostaria de criar uma tabela desta fonte, para melhor apresentar o conteúdo. Tipo:

    --------------------------------------------------
    |..................| Característica 1......|
    |..................|------------------------------|
    |...Objeto 1...| Característica 2......|
    |..................|------------------------------|
    |..................| Característica 3......|
    --------------------------------------------------

    É possível??

    Saudações, grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você pode organizar os itens assim, mas te recomendo a chamar de quadro ao invés de tabela já que não apresenta dados tabulados. A única coisa que diferencia a tabela do quadro na formatação é que este último tem todos os cantos fechados.

      Excluir
  35. Olá, estou fazendo meu tcc, e nele fiz uma tabela com informações economicas do estado no qual estou aplicando o estudo e gostaria de saber como seria a fonte desta tabela, já que foi eu que fiz. como eu deveria colocar
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália!

      Nesse caso basta colocar:
      Fonte: a autora (ano).
      Obs: o ano no caso se aplica ao que você desenvolveu a tabela.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.