NOTAS DE RODAPÉ

As notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura.
Formatação:
A nota de rodapé deve estar separada do texto por um espaço simples de entrelinhas e por um traço horizontal, iniciado na margem esquerda. A fonte é tamanho 10 com entrelinhas simples e alinhamento à esquerda. A partir da segunda linha deve-se iniciar abaixo da palavra da 1ª linha para destacar o indicativo, a numeração da nota deve ser contínua. 

Exemplos:
Nota de Referência:
(No texto)
Conforme Sommerville1, os requisitos não funcionais, “são aqueles que não dizem respeito diretamente ás funções específicas fornecidas pelo sistema”.

(No final da folha – rodapé)




A primeira nota de citação deve conter os elementos essenciais da obra, nas indicações posteriores utilizam-se as seguintes expressões latinas:



Nota explicativa:

(No texto)
Em 2010 foi criado um website1 para a empresa, para ampliar a comunicação com os seus clientes.


(No final da folha – rodapé)

21 comentários:

  1. Gostei! ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. As mesmas regras se aplicam a sites de internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só observar nas Referências os dados específicos para páginas da web.

      Excluir
  3. A fonte deve ser a mesma utilizada no trabalho? Por exemplo utilizei Arial ao longo do trabalho, as notas de rodapé devem estar em Arial também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A fonte utilizada no texto também deve ser a mesma nas notas de rodapé, só vai mudar o tamanho.

      Excluir
  4. como que coloca a numeração a partit do numero 3 ?
    nao consegui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina!

      Não entendi muito bem a sua dúvida, você pode me passar mais detalhes por gentileza? Se preferir pode entrar em contato através do e-mail: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
    2. Ela tava colocando a numeração (número exponencial) com o teclado, ao invés de adicionar nota de rodapé.

      Excluir
  5. Estou com uma dúvida: usando o sistema autor-data, ao citar uma obra apenas na nota de rodapé (e não no corpo do texto), devo escrever a referência completa na própria nota de rodapé ou ela deve aparecer na lista final de referências? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maíra!

      O recomendado seria que a citação estivesse no texto, ou fizesse menção à obra, mas neste caso a referência completa só deverá constar no final do trabalho mesmo.

      Excluir
  6. Se já usei, por exemplo a nota de rodapé número 1, na pagina 2, preciso cita-la novamente na pagina 3, eu repito o numero 1 e ainda preciso descrever no rodapé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que tipo de nota seria informação ou dado de referência?
      Cada nota deve ter a sua respectiva numeração, no caso de citar novamente uma mesma obra que já consta em nota de rodapé anterior só utilizar as abreviações da tabela acima, mas deverá ser criada uma nova nota.

      Excluir
  7. Boa tarde, tenho uma dúvida.
    A nota de rodapé é alinhado a esquerda ou centralizado? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      O alinhamento é justificado, só não se esqueça de que a palavra da 2ª linha deve começar abaixo da 1ª, assim deixando o n° da nota em evidência.

      Excluir
  8. olá,
    neste momento estou elaborando a minha monografia, tenho dificuldades na formatação do mesmo e nas notas de rodape de uma citação de citação de materia retirada da internet. como podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se tiver interesse prestamos o serviço de formatação de trabalhos nas Normas da ABNT. Para orçamento só enviar o arquivo e a data de entrega no e-mail: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  9. É correto complementar notas de rodapé com transcrição de artigos de lei?

    ResponderExcluir
  10. Já vi trabalhos com este tipo de nota de rodapé, mas aconselho a usar citações diretas apenas dentro do texto mesmo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.