FIGURAS

Ilustrações/Quadros:
Devem aparecer próximos ao texto em que são mencionados e numerados consecutivamente. Os títulos devem constar na parte superior das ilustrações e quadros, usando fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. A Fonte (e a legenda, se houver) deve constar na parte inferior (obrigatório citar a fonte mesmo que seja do autor) com fonte tamanho 10.

Exemplo de figura:


Conforme figura 1:




109 comentários:

  1. Poderia comentar a mesma coisa em todas as postagens do blog, mas deixo nesta, escolhida aleatoriamente, meu agradecimento pelo esplêndido e minucioso trabalho, que com certeza já salvou a vida de muitos.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara! Me salvou, literalmente kkkk

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. se eu tenho uma imagem de acervo pessoal também devo colocar data?

    ResponderExcluir
  6. Colocando a fonte na parte inferior, ainda precisa referenciar no final do trabalho também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for do próprio autor não, se for de alguma obra é necessário referenciar no final trabalho, pois é lá que vai constar todos os dados sobre a mesma.

      Excluir
  7. Sim, quando é de acervo pessoal coloca assim: o autor (ano). Obs: em "o autor" é assim mesmo que deve escrever, quer dizer que é do autor do trabalho, só colocar o ano da imagem.

    ResponderExcluir
  8. qual o tamanho ideal da figura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem especificação enquanto ao tamanho, mas a figura não pode ultrapassar as margens da folha.

      Excluir
  9. olá gostaria de saber se posso colocar uma imagem nos meio do texto ou imagem so mente podem ser coloca no final como anexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As figuras vão no meio do trabalho mesmo, só seguir as normas acima para inseri-las.

      Excluir
  10. Olá, eu queria saber se a legenda e a fonte devem ser escritas em cima da foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como indicado no exemplo acima, a Legenda é na parte superior da figura e a fonte na parte inferior da mesma.

      Excluir
  11. E quando eu fui quem criei a imagem (ex: criei um mapa). Como me referencio abaixo da figura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica assim:
      Fonte: o autor (ano).
      Somente coloque o ano que você criou, em "o autor" não vai seu nome, fica assim mesmo.

      Excluir
  12. Ana boa noite, como eu formato figuras que estão dentro de uma citação?
    Ela recebe o numero da contagem das figuras do trabalho, ou recebe o numero de contagem do livro que eu estou retirando elas?
    No livro a formatação das figuras é a penas o titulo com a numeração, e a descrição tudo isso na parte inferior da figura.
    Na minha monografia elas recebem formatação diferente do livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evangelos!
      As figuras devem seguir a mesma formatação indicada acima pela ABNT, elas devem ser numeradas conforme seu trabalho. A única coisa que vai mudar por você estar 'copiando' de algum lugar, é que deve ser indicado a fonte, neste caso o sobrenome do autor do livro (isso se no próprio livro não tiver a indicação de fonte da figura, que pode ser diferente do autor do livro).
      Se ainda tiver dúvida me envie essas figuras por e-mail por gentileza que eu te explico melhor. E-mail: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  13. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e ajudar todos nós

    ResponderExcluir
  14. Olá, como eu coloco a legenda de uma imagem retirada da internet ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na legenda você coloca o nome do site e o ano. Coloque também uma nota de rodapé com o restante das informações ( endereço da pagina, data de acesso, etc.)

      Excluir
  15. Li em outros lugares que a legenda tem fonte 12 e somente a fonte tem tamanho 10 de letra. Qual o certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora. Conforme a NBR 14724, com última atualização em 2011, tanto a legenda quanto a fonte devem ser digitadas em fonte menor que a usado no texto. Então como é indicado para o texto o tamanho 12, utiliza-se para a legenda e fonte o tamanho 10 mesmo.

      Excluir
  16. se eu faço uma fotocopia de uma tabela retirada de um artigo, ela continua sendo tabela ou torna-se figura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ABNT não detalha muito bem esse tipo de situação, mas recomendo que nomeie como tabela mesmo, só não se esqueça de colocar a Fonte de onde ela foi copiada, na parte inferior.

      Excluir
  17. De imediato já agradeço as considerações do blog, muito bom, Parabéns! Minha duvida é: Fiz Print de dados de sites, como devo referencia-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog, obrigada!
      Enquanto a sua dúvida: nas Normas da ABNT não tem uma regra específica para este tipo de situação, mas recomendo que coloque na fonte o nome do site e ano que fez o 'print'. Seria interessante também colocar em nota de rodapé os dados completos do site igual faz nas referências no final do trabalho: Nome do site, autor (se tiver), endereço na web e data de acesso.

      Excluir
  18. Olá, gostei muito do post!
    Eu sei que não está muito relacionado, mas eu gostaria de saber se você pode tirar minha dúvida.
    Eu tenho uma imagem (organograma) para colocar como anexo, mas ela é muito grande. O que eu faço? Posso colocá-la em duas páginas ou desisto dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, obrigada pela visita!
      Te aconselho a tentar redimensionar o organograma para que caiba na folha A4, se não for possível tente editar a imagem (talvez dividi-la em 2 ou mais partes). Para Tabela tem como continuar na folha seguinte mas figura é mais complicado. Se puder me enviar por e-mail para eu poder tentar te ajudar melhor:
      monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  19. Oi, você poderia tirar minha dúvida?
    No caso de a figura pular automaticamente para a página seguinte, pois não cabe na página anterior, deve-se deixar o espaço em branco entre a legenda (que ficou na página anterior) e a figura (que pulou para a página seguinte)? Ou deve-se dar ENTER para que a legenda fique junto da figura na página seguinte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nath!
      Tente redimensionar a figura para que caiba na mesma folha, se não der certo, deixe a legenda sempre junto com a figura neste caso na outra página.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo retorno! Parabéns pelo blog!

      Excluir
  20. E nas referências do final do trabalho como ficam as figuras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode colocar os dados completos da referência da imagem em nota de rodapé ou no final do trabalho. Não tem diferença no seu formato com o conteúdo textual referenciado. Se a imagem for retirada de um livro deve constar os dados deste igual se estiver citando no seu trabalho um trecho dele, ou se for de algum site também deve constar os dados e data de acesso da página.

      Excluir
  21. Olá!
    Estou montando um relatório de estágio, gostaria de saber se as imagens devem ficar em tamanho grandes ou se posso coloca-las lado a lado, ocupando menos espaço na folha?

    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      As imagens não precisam ser muito grandes, mas pela norma não é possível colocá-las lado a lado, pois as mesmas devem ser numeradas e terem indicação da legenda e fonte, isso deve ser feito individualmente.

      Excluir
  22. Olá!
    Quando a fonte de uma figura é de um site devo colocar o link em nota de rodapé?
    Ex.: Fonte: Lume - Repositório Digital da UFRGS (abaixo da figura)


    Em nota de rodapé: Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/9156/Rg1264.jpg?sequence=1;. Acesso em ago. 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela!
      Você pode colocar a referência completa da figura em nota de rodapé ou se preferir na lista de Referências no final do trabalho.

      Excluir
  23. E para referenciação da figura, ela é feita na mesma lista de referências utilizadas para fazer o texto do trabalho ou é colocado em uma lista diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina!
      Você pode colocar a referência da figura em nota de rodapé ou na mesma lista de Referências do texto ao final do trabalho.

      Excluir
  24. Como eu referencio a figura nas lista de Referências ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve colocar todos os dados igualmente as referências de texto. Por exemplo se tiver retirado a figura de um livro, deve constar os dados deste da mesma maneira que se tivesse feito a citação de um trecho do texto da obra, se for de um site a mesma coisa.

      Excluir
  25. Boa noite... qual o tamanho da foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!

      As imagens não tem um tamanho padrão elas apenas devem respeitar as margens da folha.

      Excluir
  26. Boa noite!! Gostaria de saber se realmente preciso colocar meu nome e ano no grafico e tabela da minha monografia, sendo que é tabela e gráfico originado do meu próprio experimento.Queria saber também se realmente o titulo da tabela e do grafico precisam estar centralizado, já que todos artigos que vejo estão em cima da imagem porem justificado e não centralizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emmanuel!

      Mesmo que o gráfico e a tabela sejam de sua autoria é necessário constar a fonte embaixo dos mesmos, ficando assim: o autor, 2015.
      (Obs: não coloca o seu nome, escreve "o autor" mesmo e o ano que você fez o gráfico ou a tabela).
      Sobre o alinhamento das legendas, aqui na página sugerimos colocar centralizados, porém a ABNT não menciona o alinhamento das mesmas apenas que devem ser em fonte menor que a do texto. Portanto, se preferir pode sim colocar justificado.

      Excluir
    2. Ana, boa noite, meu nome é Aleilson.
      no caso de que quando a tabela ou imagem por exemplo é de mais de um autor?
      ficaria assim: os autores, 2015???

      Excluir
    3. Boa noite Aleilson,

      Te recomendo a indicá-los igual nas citações. No caso de até 3 autores, colocar os sobrenomes dos mesmos, se forem mais de 3, colocar o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al., exemplos:

      Fonte: SOBRENOMEA, SOBRENOMEB, SOBRENOMEC, 2015.
      Fonte: SOBRENOMEA et al., 2015.

      Excluir
  27. Bom dia, tenho uma dúvida. Tirei uma foto de uma atividade feita por um aluno meu, preciso anexar no meu relatório de estágio. Como coloco a fonte???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!

      Como a pesquisa é sua e foi você quem fotografou, fica com sendo de sua autoria a figura.
      Ex:

      Fonte: a autora (2015).

      Obs: o ano deve ser o qual você fotografou.

      Excluir
  28. ola, vc poderia me ajudar a refenciar fotografias em relatório de estégio, as fotos foram tiradas por mim mesmo.... desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  29. Olá Daniel!

    Mesmo sendo de autoria própria deverá ser indicada a fonte em todas as figuras, conforme exemplo abaixo:
    (Parte inferior da figura)
    Fonte: o Autor (2015).

    Obs: O ano, se refere no caso, ao qual você tirou a fotografia.

    ResponderExcluir
  30. Olá, quando é mais de um autor devo colocar:
    Fonte: os Autores (2015) ???

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Ana! Parabéns pelo trabalho!
    Tenho uma dúvida em relação a como referenciar uma imagem do acervo de uma empresa. Ela foi repassada em um pen drive mesmo, não está disponível na internet. Como coloco embaixo da figura e nas referências?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juh, fico feliz por ter gostado da página!

      A NBR de Referências já está um pouco antiga (2002) e não contempla as regras para essas novas tecnologias, mas é possível adaptar...rs.
      Nesse caso te recomendo que abaixo da figura coloque como fonte o nome da empresa e o ano de criação do arquivo.
      Nas Referências ao final do trabalho te deixo um exemplo baseado no tópico 7.11.3 da NBR6023:2002:

      NOME da empresa. Nome do arquivo. extensão. Ano. Altura: nº de pixels. Largura: nº de pixels. Tamanho do arquivo. Formato ....Pen drive.

      Vou deixar 2 exemplos abaixo que constam no Manual oficial da ABNT, o 1º traz como referencia o caminho em que o arquivo está salvo no computador (no seu caso poderia ser o caminho em que está salvo no computador da empresa), o 2º se refere a um arquivo salvo em disquete que seria só você substituir pela palavra Pen Drive no final, indicando o meio em que se teve acesso ao material:

      VASO.TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 32
      BIT CMYK. 3.5 Mb. Formato TIFF bitmap. Compactado. Disponível
      em: . Acesso em: 28 out. 1999.

      GEDDES, Anne. Geddes135.jpg. 2000. Altura: 432 pixels. Largura:
      376 pixels. 51 Kb. Formato JPEG. 1 disquete, 5 ¼ pol.

      Qualquer coisa se tiver dúvida em como descobrir todos esses dados do seu arquivo é só entrar em contato comigo: monografias.formatacao@gmail.com

      Excluir
  32. Eu posso deixar todas as imagens na folha de anexo ou é obrigatória tais ficarem somente no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O recomendado é que fique dentro do texto para que no parágrafo anterior ou posterior a imagem, você explique a presença dela no trabalho.
      Nos Anexos devem ficar apenas conteúdos que complementam o que foi abordado no seu trabalho, o que ajuda a sustentar as suas ideias deve constar nos elementos textuais mesmo.

      Excluir
  33. Olá!
    Como procedo quando o ano da imagem (foto no caso) é desconhecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia!

      Se realmente você não conseguir descobrir a data certa, segue abaixo as indicações da NBR 6023 de como proceder:

      8.6.2 Se nenhuma data de publicação, distribuição, copirraite, impressão etc. puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes, conforme indicado:
      Exemplos:
      [1971 ou 1972] um ano ou outro
      [1969?] data provável
      [1973] data certa, não indicada no item
      [entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos
      [ca. 1960] data aproximada
      [197-] década certa
      [197-?] década provável
      [18--] século certo
      [18--?] século provável

      Excluir
  34. Boa tarde,

    Estou com uma dúvida... peguei uma imagem num site e lá não consta quem foi o autor e nem de que ano ela é... como faço neste caso? Nome do autor eu copio o nome do link todo aonde eu pesquisei assim: http://www.portal-administracao.com/2014/07/planejamento-estrategico-tatico-operacional.html e o ano como faço? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,

      O artigo tem a data e o nome do autor mas acredito que não seja de autoria dele a imagem, então te indico a fazer assim:

      Fonte: Site Portal Administração, 2014.

      E insere uma nota de rodapé na fonte para indicar a referência completa se preferir.

      Excluir
  35. Boa noite,

    Uma dúvida, se a imagem ficar menor do que o texto, a legenda deve ficar alinhada à ela, ou o alinhamento da legenda deve seguir o texto do trabalho??

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella!

      Infelizmente a ABNT não detalha o alinhamento da imagem e sua respectiva legenda, eu pessoalmente coloco ambas com alinhamento centralizado por achar que a diagramação fica melhor. Veja com seu orientador se a sua Faculdade não detalha isso no Manual, senão te recomendo a colocar tudo centralizado também.

      Excluir
  36. Boa tarde!

    Gostaria de saber se em um artigo coloca na foto o nome das autoras do artigo ou somente fonte:"autores" e se coloca legenda em cima da foto e a fonte embaixo,

    Desde já obrigadaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode colocar como "as autoras", o título da figura fica em cima e a indicação da fonte fica embaixo mesmo.

      Excluir
  37. Boa tarde!

    Eu estou com uma dúvida referente a NBR14724. Ela trata de trabalhos acadêmicos e diz no seu item 5.9 Ilustrações o texto abaixo:

    "Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico"

    Afinal eu devo inserir a fonte? Se sim pode mostrar um exemplo para a citação em caso de livros?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Acho que você está com a versão antiga da NBR 14724, a que está em vigor é de 2011. Segue trecho abaixo na norma para ilustrações atualizada (agora é 5.8):

      5.8 Ilustrações
      Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da
      palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta,
      quadro, retrato, fi gura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto,
      em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a
      fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e
      outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto
      e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere."

      É obrigatório agora colocar a fonte mesmo, no caso de uma figura retirada de um livro, coloca-se o nome do Autor e o ano da obra, não se esqueça de colocar os dados completos da referência no final do trabalho.

      Excluir
    2. Esqueci de uma detalhe é bom colocar o nº da página que foi retirada a figura também.

      Excluir
  38. Boa noite,
    por favor, no título pode ser uma descrição da imagem, algo como "Figura 3 - Capa da revista X , famosa por suas publicações de moda" ou " Figura 4- Homem desenhado na revista Y, com trajes feitos de lã". Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Até pode, mas se for ficar muito extenso é mais indicado colocar só o "título" mesmo e no parágrafo que antecede ou sucede a figura fazer uma descrição junto com a menção da mesma.

      Excluir
  39. Outra pergunta: se a figura é uma capa de revista e o título é "capa da revista X', na fonte devo colocar o nome da revista também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a fonte se tornou obrigatória em todas as ilustrações na NBR 14724:2011.

      Excluir
  40. Boa tarde,

    Estou com uma dúvida estou fazendo minha monografia e coloquei umas figuras da internet ,só que não sei como formato as figuras... em nome do autor e ano não sei o que colocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!

      Se no site não constar o nome do autor das imagens, você pode colocar o nome do site, só não se esqueça de colocar a referência completa (link, data de acesso) em nota de rodapé ou na lista de Referências no final do trabalho.

      Excluir
  41. Pode haver uma legenda só para duas imagens? Coo "Figuras 12 e 13 - Capas da revistas Contigo! e Veja"? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Cada imagem deverá ter a sua própria legenda mesmo.

      Excluir
  42. olá como coloco a legenda de uma foto que consegui dentro da empresa.pois foi autorizado colocar em meu tcc mas é de dentro da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você chamou de legenda mas acredito que se refira a indicação da fonte na foto. Se for uma foto que você mesmo tirou de um determinado setor da empresa, a autoria é sua, agora se a foto estava em posse da empresa, precisa verificar com eles se foi de um fotógrafo profissional ou de uma agência por exemplo, e colocar esse nome como fonte, caso tenha sido um outro funcionário da empresa pode colocar o nome da empresa como fonte, já que pertence a ela. Não se esqueça de indicar o ano da foto também.

      Excluir
    2. isto mesmo a fonte, muito obrigada pela resposta e parabéns pelo blog que tem auxiliado muitas pessoas.

      Excluir
    3. Muito obrigada pelo prestígio!

      Excluir
  43. Olá Ana, gostaria de saber como devo colocar na legenda quando a Figura é uma obra de arte? colocar algo assim:
    Figura: A Última Ceia (painel para a sacristia da Igreja do Bonfim) – Óleo sobre Tela, Teófilo de Jesus, 1837.

    esta correto? ou qual seria a ordem certa? por favor me ajude ;)
    e muito obrigada pela atenção e pelo blog incrível, tem me ajudado muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lolly,

      Muito obrigada pela visita ao blog!

      Vamos a sua dúvida, no caso isso que você mencionou acima poderia ser o título da sua figura (o título é você quem cria, então não teria uma ordem correta das informações), mas é necessário mencionar a fonte embaixo. O quadro é de autoria de Teófilo de Jesus, mas a imagem você conseguiu onde (internet? ) precisa indicar o nome da página ou se tiver do fotográfo. Seria bom também completar as informações sobre a Referência em uma nota de rodapé.

      Excluir
  44. Posso colocar um texto ao lado de uma imagem em um TCC?? Tipo duas colunas (invisível), uma com o texto e outra com a imagem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso o texto teria que ser uma imagem (algo digitalizado, por exemplo), do contrário estaria errado. Se preferir pode me enviar por email: monografias.formatacao@gmail.com
      para eu ver como está exatamente.

      Excluir
  45. Olá, por favor me tire uma dúvida?
    Quero colocar uma imagem minha, mas na folha inteira, como faço para colocar a legenda? ou pode ficar sem legenda?
    E outra coisa, posso colocar uma lista de fonte no final? e na imagem só aparece a legenda, a fonte não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela!

      Te aconselho a redimensionar a imagem para que caiba a legenda e a fonte, pois são imprescindíveis seguindo o padrão da ABNT, lembre-se também que a imagem deve respeitar as medidas das margens.
      Tanto a legenda quanto a fonte devem estar com suas respectivas imagens, não respeitaria o padrão da ABNT se colocasse em uma lista no final do trabalho.

      Excluir
  46. boa noite, amei seu blog... estou com uma dúvida...
    Montei um gráfico com dados que eu tinha no banco de dados da empresa. Nesse caso, eu coloco a fonte como (Nome da empresa?) ou coloco meu nome... Outra observação: Esse gráfico possui daqdos de 2 anos consecutivos.. como coloco o ano? coloco o ano que fiz o grafico?? (2015 no caso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada pelo prestígio!
      Vamos a sua dúvida, te indico a colocar como Fonte a empresa e entre parênteses colocar: adaptado pelo autor. O ano, se todos os dados forem de 2 anos atrás coloque 2013, agora se forem a partir de 2 anos, pode colocar 2015.

      Excluir
  47. Olá Ana, boa tarde!
    Como faço pra citar a fonte de uma figura quando ela foi adaptada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago!

      No caso você coloca o nome do autor da figura mesmo e só deixa indicado que foi adaptado por você (adaptado pelo autor).

      Excluir
  48. Olá, boa noite!
    No caso se as imagens que vou inserir foram mandadas para mim por e-mail exclusivamente, é corretor colocar: Fonte: Enviada pela empresa por e-mail. (2015)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thais!

      Você pode colocar o nome da empresa e o ano e inserir uma nota de rodapé com a referência completa. Um exemplo que consta na NBR 6023 (Norma para as Referências):

      ALMEIDA, M. P. S. Fichas para MARC [mensagem pessoal].
      Mensagem recebida por em 12 jan. 2002.

      Excluir
  49. Bom dia, qual o tamanho da fonte que devo utilizar na lista de figuras, e a fonte da figura deve ficar em qual posição: centralizado, justificado ou à direita?

    obrigado por esse excelente post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Na lista a fonte é tamanho 12 mesmo e alinhamento justificado. Na figura dentro do texto, o título da figura continua com fonte 12, mas a indicação da Fonte é com tamanho 10.
      Enquanto ao alinhamento da Fonte a ABNT não especifica, eu pessoalmente uso centralizado para a figura, o título e a Fonte, por acreditar que esteticamente fique melhor.

      Excluir
  50. Olá, estou fazendo meu tcc e tenho uma duvida: Quando a minha figura não cabe na pagina atual, posso colocá-la na página seguinte e deixar o espaço em branco? Caso eu redimensione a figura para caber na página atual, as informações não ficarão legíveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      A ABNT não proíbe isso, só veja se não vai ficar muito espaço em branco que deixaria um "pouco feio" esteticamente, se for ficar só um pequeno espaço, não vejo problemas.

      Excluir
  51. Como faço para inserir fonte em uma tabela retirada de artigos publicados em revista.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro!

      Você pode colocar como Fonte abaixo da figura o nome da Revista Científica e o ano da publicação.

      Excluir
  52. Ana, bom dia! Só você poderá me salvar, rs! Preciso inserir uma imagem em um trabalho: "Chegada de Martim Afonso à Ilha de São Vicente" e na fonte, de onde ela foi retirada, claro. No caso: "Museu Paulista da USP" e autor "Benedito Calixto", como devo expor essas duas últimas informações na fonte, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia!

      Te recomendo a colocar na Fonte abaixo da imagem apenas o nome do autor e o ano. Na lista de Referências no final do trabalho aí você coloca os dados completos sobre a obra.

      Excluir
  53. vi um video e tirei print , posso colocar as imagens no meu TCC? Como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel!

      Você pode sim utilizar esse "Print". Te recomendo que no título da imagem esteja especificando que é um "Frame" do vídeo e na Fonte abaixo da figura coloque o nome do autor e o ano.

      Excluir
  54. Boa noite, ao referenciar as imagens no final do tcc, na lista de referências em si, coloco separado das referências textuais ou misturo as duas?
    Ex.: Caso 1 : CICLANO, J.... FULANO, Y... e depois de todas terminadas coloco Figura 1 - disponível em: www.hgyg.com acesso em:
    Ou Caso 2: CICLANO, Y... Figura 1:... FULANO, J....

    E como faço em casos de imagens retiradas de redes sociais?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline!

      Pela ABNT a Lista de Referências é única (organizadas em ordem alfabética ou pela ordem que aparecem no texto), mas já vi casos de algumas instituições de ensino pedindo para separar, seria bom verificar essa possibilidade com seu orientador.
      Para imagens retiradas de redes sociais a Referência fica igual a dos outros sites, apenas com o diferencial nesse caso de que o autor será o dono do Perfil ou Fan Page, deve conter também o link completo para imagem e a data de acesso.

      Excluir
  55. No caso de existir no título alguns termos em língua estrangeira, os coloco em itálico?
    Por ex: Figura 1 - Pin-up desdobrável da revista Esquire, ano 1955.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sempre que utilizar termos estrangeiros no trabalho devem estar em itálico conforme a ABNT.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.