APRESENTAÇÃO GRÁFICA


Quais são as principais Normas da ABNT?


·         Papel branco ou reciclado;
·         Folha tamanho A4;
·         Alinhamento do texto: justificado;
·         Digitar na cor preta (com exceção das ilustrações que podem ser coloridas).
A impressão pode ser frente e verso respeitando as seguintes regras:
·         Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica, que devem vir no verso da folha de rosto.
·         Os capítulos devem começar sempre no anverso (página ímpar) da folha.
Utilizar fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 (tamanho 10 para: legendas e fontes de figuras e/ou tabelas e gráficos, notas de rodapé, paginação, citações diretas com mais de 3 linhas e dados internacionais da ficha catalográfica).
Espaço entrelinhas deve ser de 1,5. O espaço simples deve ser usado em: citações diretas de mais de três linhas, notas de rodapé, referências bibliográficas no final do trabalho, legendas de ilustrações, tabelas e gráficos, ficha catalográfica e na folha de rosto na parte que se refere à natureza do trabalho;
Recomenda-se um recuo de 1,25 cm na 1ª linha de cada parágrafo (exceto citações diretas com mais de 3 linhas, que devem ter recuo de 4 cm no parágrafo todo);
Título das seções: fonte tamanho 12, alinhado a esquerda, seções primárias devem iniciar sempre em uma nova folha, não colocar ponto nem traço após o número, somente um espaço. Exemplo: 1 NORMAS ABNT

15 comentários:

  1. Sou estudante universitária e estou com muitas dificuldades nos trabalhos acadêmicos, pois os mesmos tem que ser pela normas da ABNT e preciso de orientação de como fazer.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem todas instruções para formatar um trabalho conforme a ABNT, se tiver alguma parte especifica que você tenha dúvida ou não entender direito o conteúdo aqui apresentado, entre em contato através do e-mail:
    monografias.formatacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Esse espaço foi a minha salvação, acabaram as minhas complicações na hora de fazer o trabalho. Ótimo blog, muitíssimo útil.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. parabens muito bem explicado

    ResponderExcluir
  5. O Blog é ótimo.
    Sem dúvidas muito útil.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog, tem me ajudado muito com a minha monografia!

    Só tenho umas dúvidas... rs

    Qual a formatação do glossário?

    Como eu uso o apud.... ? eu sei que é pra fazer a citação da citação, mas como coloco no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ABNT não especifica muita coisa, apenas que ele não deve ser numerado como capítulo e as palavras devem estar em ordem alfabética. Pode seguir a formatação de 1,5 entrelinhas e colocar a palavra em negrito seguida de 2 pontos e seu significado. O uso do apud eu comento nesse link: http://formatacaoabnt.blogspot.com.br/search/label/Cita%C3%A7%C3%A3o%20direta%20e%20indireta (final da página).

      Excluir
  7. Boa tarde.
    Primeiro, adorei o Blog.
    Queria saber se essas regras estão atualizadas, pois sei que a ABNT as vezes muda alguma cooisa.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jeovana, as Normas aqui apresentadas são atuais.

    ResponderExcluir
  9. Existe norma sobre como deve ser o encadernamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sobre a encadernação especificamente não, tem sobre a lombada, e nas Normas sobre a Apresentação geral fala das Margens, impressão folha A4, impressão frente e verso (opcional), etc.

      Excluir
  10. As regras do ABNT só podem ser feitas em manuscrito ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah!

      Na verdade o recomendado é que seja digitado o trabalho, mas sei de casos que o aluno precisa entregar manuscrito nas Normas da ABNT, o que eu sinceramente não sei como o fazem. As normas que indico aqui no site são direcionadas para formatação utilizando editores de texto mesmo, como o Word por exemplo.

      Excluir
  11. Preciso citar várias vezes o nome de uma organização privada que faço referência, que é bastante comprido, posso utilizar as siglas depois de citar a primeira vez? Não encontrei nada nas normas que me ajude!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria!

      Pelo que entendi você fala no seu trabalho várias vezes o nome de uma organização é isso? Neste caso pode sim, a 1ª vez coloca o nome por extenso com a sigla entre parenteses na frente, no restante do trabalho aí poderá citar só a sigla.

      Caso a sua dúvida seja a respeito de algum material dessa organização que você usou no trabalho e precisa citar várias vezes a autoria, me sinaliza que eu te explico, é que nesse caso teria mais detalhes a serem levados em conta.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.